Se você já viu um sujeito escalando muros ou torres elétricas ele pode não ser um ladrão, um pichador ou simplesmente um maluco que não tem amor à vida. Na verdade esse rapaz pode ser um amante do Le Parkour, a nova febre entre os praticantes de exercícios.
Le Parkour significa "O Percurso" e tem esse nome em francês porque o seu criador vem de lá. David Belle herdou do pai e do avô bombeiros a paixão por aventura e situações de aparente perigo. A partir daí tornou isso um esporte e um meio de ganhar a vida.
Outro pioneiro dessa atividade, Sébastien Foucan, protagonizou uma cena incrível na abertura do filme 007 - Casino Royale, de 2006. Ele foi contratado pela produção para a cena de introdução do longa. A função de seu personagem era fugir do agente James Bond. São seis minutos de pulos, puxões e vôos nos quais ele sobe até num guindaste de um arranha-céu em construção.
A premissa básica do Le Parkour é esquecer que existem obstáculos à sua frente. Na teoria, essa aventura não tem limites. Não importa se o obstáculo é um tronco de árvore de um metro ou um prédio de cinco andares. Se ele estiver em seu caminho, você tem que saber como superá-lo. O praticante desse esporte é chamado de "Traceur".
Há quem diga que o Le Parkour não tem um criador, porque ele sempre existiu. Mas as honras ficaram mesmo para David Belle, por ser ele a pessoa que tornou o esporte mundialmente popular. Belle começou a participar de filmes e exibições pela Europa, depois seguido por Foucan, e o Le Parkour não parou mais de crescer.
À primeira vista pode parecer que não é tão difícil realizar os incríveis movimentos. Mas a preparação física dos praticantes é um dos pontos cruciais para se aventurar no esporte. Mesmo assim, algumas dicas podem ajudar os principiantes a vencer os primeiros obstáculos.
Então, prepare mãos e pés, porque eles ficarão bem calejados quando você perceber que está viciado em se aventurar no esporte. Mas cuidado, não vá fazer isso dentro de casa!
fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário