Páginas

domingo, 19 de dezembro de 2010

Le PArkour






Se você já viu um sujeito escalando muros ou torres elétricas ele pode não ser um ladrão, um pichador ou simplesmente um maluco que não tem amor à vida. Na verdade esse rapaz pode ser um amante do Le Parkour, a nova febre entre os praticantes de exercícios.








Le Parkour significa "O Percurso" e tem esse nome em francês porque o seu criador vem de lá. David Belle herdou do pai e do avô bombeiros a paixão por aventura e situações de aparente perigo. A partir daí tornou isso um esporte e um meio de ganhar a vida.









Outro pioneiro dessa atividade, Sébastien Foucan, protagonizou uma cena incrível na abertura do filme 007 - Casino Royale, de 2006. Ele foi contratado pela produção para a cena de introdução do longa. A função de seu personagem era fugir do agente James Bond. São seis minutos de pulos, puxões e vôos nos quais ele sobe até num guindaste de um arranha-céu em construção.








A premissa básica do Le Parkour é esquecer que existem obstáculos à sua frente. Na teoria, essa aventura não tem limites. Não importa se o obstáculo é um tronco de árvore de um metro ou um prédio de cinco andares. Se ele estiver em seu caminho, você tem que saber como superá-lo. O praticante desse esporte é chamado de "Traceur".










Há quem diga que o Le Parkour não tem um criador, porque ele sempre existiu. Mas as honras ficaram mesmo para David Belle, por ser ele a pessoa que tornou o esporte mundialmente popular. Belle começou a participar de filmes e exibições pela Europa, depois seguido por Foucan, e o Le Parkour não parou mais de crescer.









À primeira vista pode parecer que não é tão difícil realizar os incríveis movimentos. Mas a preparação física dos praticantes é um dos pontos cruciais para se aventurar no esporte. Mesmo assim, algumas dicas podem ajudar os principiantes a vencer os primeiros obstáculos.








Então, prepare mãos e pés, porque eles ficarão bem calejados quando você perceber que está viciado em se aventurar no esporte. Mas cuidado, não vá fazer isso dentro de casa!













fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário